Cidadãos Europeus pela Solidariedade

Cidadãos Europeus pela Solidariedade

O Comité de Geminação de Cidades de Santa Teresa di Riva, em cooperação com a Câmara Municipal de S. Teresa di Riva, promoveu uma Geminação de Cidades com o título “Cidadãos Europeus pela Solidariedade”.

As atividades realizaram-se de 7 a 13 de março de 2022 na Sicília, com a participação de diferentes municípios europeus, vindos da Itália, Letónia, Espanha, Portugal e Polónia. Portugal esteve representado pela Freguesia de Buarcos e São Julião.

O foco deste projeto, com forte referência às orientações programáticas e tendo em conta as prioridades anuais, centrou-se na “Solidariedade em Tempos de Crise”, promovendo o debate entre os cidadãos sobre estas questões, incentivando-os a participar nas atividades através de ações que apoiem a solidariedade e orientando-os para a reflexão sobre os valores da cooperação e do voluntariado.

A solidariedade é um dos princípios fundadores da União Europeia, é um valor partilhado, que garante a coesão social, responde aos desafios de uma sociedade cada vez mais multiétnica e em constante mudança, também em relação aos fluxos migratórios e consequente integração dos refugiados na sociedade.

O plano de atividades foi elaborado de acordo com a sugestão e apoio dos diferentes grupos-alvo e foi organizado através de workshops públicos, mesas redondas, trocas de boas práticas, encontros em escolas, discussões e debates e visitas ao território, de forma a desenvolver uma cidadania ativa e promover interações entre os cidadãos envolvidos. Através destas atividades, pretendeu-se sensibilizar os cidadãos e as entidades locais, promovendo o seu conhecimento do papel das políticas da União Europeia.