Aguarde...

Benvindos Siga-nos

Caracterização

Buarcos e São Julião é uma freguesia portuguesa do concelho da Figueira da Foz, com 15,53 km² de área e 18 454 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 1 188,3 hab/km², situando-se na província da Beira Litoral, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Baixo Mondego, e situada na foz do rio Mondego com o Oceano Atlântico.

Actualmente, a freguesia de Buarcos e São Julião encontra-se completamente absorvida pelo tecido urbano da Figueira da Foz, não deixando porém de manter as suas características particulares, nomeadamente ao nível da traça dos edifícios, onde predomina uma arquitectura tipicamente piscatória.

A população é ainda fortemente influenciada pela actividade piscatória, embora um número crescente viva também das actividades turísticas, nomeadamente na indústria de alojamento durante a época estival.

Compõem a freguesia os lugares de Buarcos, Figueira da Foz, Vais  e a Povoação da Serra da Boa Viagem.

Confronta com as freguesias de São Pedro, Quiaios, Tavarede e Vila Verde, todas elas pertencentes ao Concelho da Figueira da Foz.

Buarcos e São Julião têm um clima mediterrânico do tipo Csb de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger. No Inverno as temperaturas variam entre os 7 °C e os 14 °C raramente descendo abaixo dos 0 °C, enquanto no Verão as temperaturas oscilam entre os 15 °C e os 25 °C podendo ultrapssar os 35 °C em vagas de calor. 

A temperatura média anual ronda os 15 °C enquanto a precipitação média anual é de cerca de 600 mm. A temperatura da água do mar varia entre os 14-15 °C em Janeiro e Fevereiro e entre os 18-19 °C em Agosto e Setembro. No Inverno o tempo tende a estar instável enquanto no Verão o tempo seco e soalheiro pode ser interrompido por dias nebulosos ou até mesmo de chuva. 

No Verão, e principalmente durante a tarde, final do dia e princípio da noite, o vento tende a soprar moderado (por vezes forte) de noroeste.




Compartilhar titulo produto